Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Escolhas

Essa semana marido e eu assistimos a um romance muito bonitinho chamado "Para Sempre" (The Vow). Conta a história de um casal apaixonado que sofre um acidente de carro, ela fica em coma e ao acordar, não recupera a memória dos últimos anos de sua vida. Ou seja, não se lembra do marido que tanto a ama e ele corta um dobrado para reconquistá-la.


O que mais me chamou a atenção nessa história é que quando ela acorda, está literalmente de volta ao passado, quando estudava Direito, morava com os pais e estava noiva de outro homem. Ela não se lembra de como chegou a ser quem o marido dizia que era, uma escultora reconhecida que havia abandonado o noivo e não falava com os pais havia muitos anos. Obviamente ele conhecia seus motivos, mas foi digno o suficiente de não contar a ela, deixando-a livre para tomar seu próprio caminho.

Ela larga o marido, volta a morar com os pais e aos poucos vai descobrindo os motivos que a fizeram a tomar aquelas decisões de antigamente. A única diferença é que agora ela retoma os laços familiares e a vida acaba levando-a a repensar suas escolhas. Em nenhum momento ela deixa de ouvir seu coração.

Essa história me levou a pensar que isso de que "ai se eu pudesse voltar no tempo, teria escolhido diferente..." é uma tremenda roubada. Ainda que voltássemos no "tempo", muito provavelmente as escolhas seriam as mesmas, só que desde uma outra perspectiva, com mais consciência. Talvez porque no fundo nossa essência não muda. Somos sim o acúmulo de nossas experiências, mas uma grande parte de nós mesmos é apenas nossa essência e essa não muda nunca!! É ela que nos leva a escolher um caminho em detrimento de tantos outros e ainda que não cheguemos a lugar algum ou que o resultado não seja o que esperávamos, de acordo com o nosso íntimo era por ali mesmo que tínhamos que ir!

Então, fica a dica. Quer fazer diferente? Comece agora! Quer mudar o rumo das coisas? Dê o primeiro passo. Não procure no passado justificativas para o que não está de acordo com os seus sonhos no momento. Sua vida atual depende sim de suas escolhas anteriores, mas para mudar, é só começar a fazer as escolhas certas!!

*** Parábola ***

Um jovem aprendiz querendo saber o segredo do sucesso perguntou ao seu mestre:
- Mestre, qual o segredo do sucesso?
O mestre respondeu:
- Fazer as escolhas certas!
Não contente e ainda em duvida, o jovem continuou:
- Mas como faço para fazer as escolhas certas?
O mestre respondeu:
- É preciso sabedoria!
Ainda não contente, o jovem perguntou:
- Como faço para ter sabedoria?
O mestre respondeu:
- Busque a experiência!
Não entendendo e com receio, o jovem indagou:
- Mas como buscar a experiência?
O mestre respondeu:
- Faça as escolhas erradas.