Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2015

A Árvore

Em uma segunda-feira de junho falamos de árvores, de troncos e galhos. De como a vida profissional de uma pessoa pode ser comparada com uma árvore. O tronco, forte e fincado no chão, seria o objetivo principal, a meta e o caminho de vida de uma pessoa. Mas como ninguém nasceu pra ser algo específico, os galhos seriam nossas aptidões, nossos anseios, nossos outros talentos. E daí surgiriam as ramificações, galhos menores, outras motivações que também levamos dentro.

Mas e quando a árvore não tem tronco? Quando o tronco já veio tão ramificado que a própria árvore duvida sobre qual galho deve tomar como centro? Pois é, a vida tem dessas coisas... Muitas vezes olhei com uma pontinha de inveja para aquela amiga que terminou o ensino médio, passou no vestibular, fez a graduação, estágio, mestrado, doutorado, tudo certinho, um atrás do outro, sem "perder" nem um ano, e "terminou" antes dos 30. Mas daí eu penso na minha vida, na minha história, nos caminhos tortuosos que às vezes percorremos por fazer escolhas.

Na minha opinião, não existe escolha errada. Cada escolha te leva por um caminho diferente e você só pode dizer que foi "errado" depois que escolheu, caminhou e viu que não era bem aquilo que você tinha pensado. Então é só escolher de novo! =D

E eu não tenho medo de escolher de novo, o que às vezes pode levar as pessoas a pensarem que eu sou frívola ou estou perdida. Mas eu não consigo me acomodar em uma situação que ficou ruim pensando que de repente eu só preciso dar um passinho em outra direção pra mudar o panorama e ficar mais feliz. Claro que nem sempre eu fico mais feliz, daí tenho que dar outro passo em uma outra direção, mas pra mim está tudo bem, não me sinto vazia nem frustrada, porque tomo minhas decisões com o coração cheio de certeza, minhas certezas (e que na maioria das vezes ninguém mais entende...)

Daí o Tauhata falou da árvore lá do prédio central, com um tronco muito estranho, mas ainda assim, na minha opinião, uma bela árvore. A excentricidade daquele tronco não impede que a árvore continue crescendo nem ofusca sua beleza. E ele fez o elogio profissional mais lindo que eu já recebi na minha vida. Pra ele talvez tenha sido só um comentário, mas pra mim foi muito mais do que um elogio. Eu me emocionei, rolou abraço em prantos, ele desconcertado e emocionado porque não esperava que suas palavras tocassem tão fundo. Foi libertador, um daqueles pensamentos que a gente tem que se repetir todos os dias pra não se esquecer do quanto valemos. Mesmo que os outros pensem o contrário ou não entendam. Mesmo que nosso tronco se confunda com nossos galhos. Porque a árvore continua sendo bela e nossa vida é linda justamente porque é do nosso jeito de ser vivida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário